Pré-inscrições – Programa Licenciaturas Internacionais [atualizado]

26/01/2015 17:59

Prezados alunos dos cursos de licenciatura,

Informamos que estamos realizando uma pré-inscrição dos interessados em participar do processo de seleção para uma bolsa de graduação sanduíche no Programa de Licenciaturas internacionais PLI – Portugal, através de edital específico da CAPES (Edital nº 74/2014, disponível em http://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/19122014-074-2014-PLI-2014.pdf); programa do qual temos participado desde 2011.

A pré-inscrição tem por objetivo realizar um levantamento preliminar dos alunos aptos a participar do processo de seleção, tendo em vista os critérios estabelecidos pela CAPES. Desta forma poderemos ter subsídios para a elaboração do projeto a ser submetido para apreciação pela CAPES.

Solicitamos que, caso tenha interesse, observe os requisitos abaixo antes de realizar sua pré-inscrição:

1. ser brasileiro ou estrangeiro com visto de residência permanente no Brasil;
  2. estar em dia com as obrigações eleitorais;
  3. ter obtido nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) igual ou superior a 600 pontos, em exames realizados no período de 2009 a 2014. Caso o candidato tenha realizado mais de um exame durante este período será considerado o de maior pontuação, segundo informação prestada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP;
  4. ter cursado todo o ensino médio em escolas públicas brasileiras ou ter cursado o ensino médio em escolas particulares na condição de bolsista integral em função de baixa renda familiar. Neste último caso, a bolsa de estudos deve ter abrangido todo o período de estudos realizado no ensino médio em escola privada.

Para a pré-inscrição: enviar para o e-mail biologia@contato.ufsc.br nome completo e os documentos, em formato PDF, referentes aos itens 3 e 4. O prazo para a pré-inscrição foi prorrogado, e será até o dia 11 de março de 2015.

O projeto será solicitado em conjunto com a Universidade de Coimbra e terá previsão de início em agosto de 2015.