Informações Importantes sobre REAJUSTE EXCEPCIONAL de Matrícula – 2017-1

07/03/2017 13:57

Solicitamos que LEIAM as informações e SIGAM as orientações.

No início do semestre passado tivemos um atraso muito grande no processamento dos pedidos de ajustes devido ao ALTO NUMERO de solicitações e o ALTO NUMERO de ERROS nestas solicitações.

Verifiquem, antes de fazer o pedido, se o horário da disciplina solicitada não entra em choque com outras já matriculadas, se a disciplina tem vaga, e se você possui os pré-requisitos.

Todas essas informações estão disponíveis no Cadastro de Turmas, no site do CAGR. Instrução em anexo.

Reforçando:PEDIDOS COM INFORMAÇÕES INCORRETAS NÃO SERÃO REALIZADOS.

Reajuste EXCEPCIONAL de matrícula.

O período de REAJUSTE EXCEPCIONAL (na secretaria do curso) é 06 a 10 de março, impreterivelmente. Não serão aceitas solicitações após esse período.

Para realizar o pedido, imprima um dos formulários em anexo (dependendo do caso), também disponíveis no site do curso: http://cienciasbiologicas.grad.ufsc.br/formularios/

Formulário Requerimento Geral– Para pedir quebra de pré-requisito (ANTES, observe as regras para quebra de pré-requisito que consta no site no link – legislação); Trancamento/Destrancamento; Solicitação para cursar menos/mais créditos que o limite obrigatório(justificativa); dentre outros.

Formulário de ajuste de matrícula em disciplina SEM vagaANTES de levar à coordenação é necessário que o secretário do DEPARTAMENTO libere a vaga no sistema no próprio Departamento, apresentar o formulário com a assinatura do professor e do chefe de departamento ao secretário e DEPOIS disso trazer na Coordenadoria(vocês têm uma semana para encontrar os professores para pedir estas assinaturas, e nem sempre é uma tarefa simples, então o quanto antes começarem, melhor – não tentem apenas nos últimos dias, pois pode ser que não os encontrem na UFSC!).

Formulário para ajuste excepcional de matrícula – Para solicitar a exclusão/inclusão de turmas/disciplinas, desde que JUSTIFICADO! São os casos em que o aluno não teve opção: problemas de validação/equivalência de disciplina; problemas no CAGR; problema de falta de pré requisito (que na verdade foi cursado, mas com código diferente); troca de turma (quando não tem vaga e o aluno consegue trocar com algum colega – trazer as duas solicitações JUNTAS); etc.

Preencha corretamente o formulário. TODA disciplina possui um código da disciplina, composta por três letras e quatro números, e um código de turma. SEM EXCEÇÃO.

Exemplo de preenchimento abaixo:

CÓDIGO DADISCIPLINA TURMA INCLUIR EXCLUIR
1. BOT7025 03110A ( X ) (    )
2. BOT7025 03110B (    ) ( X )
3. BEG7222 11108 ( X ) (    )

“Mas só tem uma turma!”repetindo, toda turma tem um código. Muitas disciplinas podem ter uma única turma sendo oferecida para o Curso de Ciências Biológicas, mas ser oferecidas para diversos outros cursos, com diversas turmas. Especificar o código da turma é importantíssimo.

Trancamentos

O prazo para trancamento de MATRÍCULA (não de disciplina) vai até o dia 19 de abril. Para realizar o trancamento de matrícula, traga o formulário de requerimento geral, disponível no site do curso, informando o número de semestres a ser trancado (de um até quatro semestres durante toda a graduação, podendo ou não ser consecutivos) e o comprovante de quitação com a Biblioteca Universitária.

Turmas com Menção I devido às ocupações

No caso dos alunos que ficaram com Menção I nas disciplinas BEG7012 – Biologia Celular, BIO7203 – Princípios de Sistemática, Filogenia e Biogeografia e BOT7025 – Diversidade e Evolução dos Organismos Fotossintetizantes e dos Fungos:

O pedido de matrícula feito pelo CAGR nas disciplinas posteriores, que as tem como pré-requisitos, foi manualmente confirmado pela Coordenação. Foi automaticamente aceita a quebra do pré-requisito, portanto, os alunos que fizeram os pedidos para as próximas disciplinas já estão matriculados nas turmas pedidas.

Verifiquem os seus atestados de matrícula. Caso tenha havido algum problema, favor solicitar novamente, através do formulário, a inclusão da disciplina, justificando o pedido.