Processo seletivo para transferências e retornos – informações [atualizado]

01/06/2015 12:00

De acordo com o Edital de Admissão por Transferências e Retornos n°010/GD/DAE/2015,para o segundo período letivo de 2015, e com a Portaria nº 04/CCCB/2015, fica estabelecido o cronograma das etapas do processo de seleção, conforme segue:

• 20 a 29 de maio: Período para requerimento das inscrições.
  • 29 de maio: Data limite para as inscrições.
  • 02 de junho: Publicação das inscrições homologadas
  • 11 de junho: Realização da Prova de Seleção, eliminatória e classificatória, para os candidatos aos Incisos I e II. A prova será realizada  às 15 horas, na sala CCB511, na ala antiga do CCB. (ver informação adicional abaixo)
  • 19 de junho: Encaminhamento ao DAE das informações para autuação dos processos relativos aos pedidos de transferência e retorno deferidos
  • 10 de julho: Publicação do Edital do DAE com o resultado final

Indicação dos conteúdos abordados na prova de seleção e sugestão de bibliografia pertinente.

I – Conteúdo da prova

Princípios de Sistemática, Filogenia e Biogeografia. Bioquímica: biomoléculas (estrutura e função) e princípios gerais do metabolismo celular. Zoologia de Invertebrados: Cnidaria, Porifera, Platyhelminthes, Annelida e Arthropoda. Princípios básicos de Biologia Celular.

II – Bibliografia recomendada

1-      ALBERTS, Bruce. Biologia molecular da célula. 5. ed. Porto Alegre, RS: Artes Medicas, 2010.

2-      AMORIM, Dalton de Souza. Fundamentos de sistemática filogenética. 1. ed. Ribeirão Preto, SP: Holos, 2002.

3-      BARNES, R. S. K.; CALOW, P.; OLIVE, P. J. W; GOLDING, D. W; SCHLENZ, E.. Os invertebrados: uma nova síntese. São Paulo (SP): Atheneu, c1995.

4-      BRUSCA, R. C; BRUSCA, G. J. Invertebrados. 2. ed. Rio de Janeiro (RJ): Guanabara Koogan, 2007. 5-

5-      JUDD, W. S. Sistemática vegetal: um enfoque filogenético. 3. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 20096-

6-      JUNQUEIRA, L. C. U.; CARNEIRO, J.. Biologia celular e molecular. 8. ed. Rio de Janeiro (RJ): Guanabara Koogan, 2005.7-

7-      LEHNINGER, A. L; NELSON, D. L.; COX, M. M. Princípios de bioquímica de Lehninger. 5. ed. Porto Alegre (RS): ARTMED, 2011.8-

8-      MARZZOCO, A.; TORRES, B. B. Bioquímica básica. 3. ed. Rio de Janeiro (RJ): Guanabara Koogan, 2007. 9-

9-      RUPPERT, E. E.; BARNES, R.D.; FOX, R.S. . Zoologia dos invertebrados: uma abordagem funcional evolutiva. 7. ed. São Paulo (SP): ROCA, 2005.